Madre de Deus de Minas é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. De acordo com Censo do IBGE sua população em 2020 era de 5.109 habitantes. A cidade encontra-se na bacia do Rio Grande. Situa-se no Campo das Vertentes, Sudeste de Minas Gerais.
Geografia
Conforme a classificação geográfica mais moderna (2017) do IBGE, Madre de Deus de Minas é um município da Região Geográfica Imediata de São João del-Rei, na Região Geográfica Intermediária de Barbacena.[8]
Circunscrição eclesiástica
A paróquia de Nossa Senhora Mãe de Deus pertence à Diocese de São João del-Rei.[9]
História
O povoado teve início no século XVIII, ao redor da capela primitiva, filial da paróquia de São João del-Rei. O patrimônio da capela foi constituído Antônio Rosa, em 1753. A área patrimonial foi doada à igreja católica. Os doadores eram proprietários de uma fazenda, onde a casa sede, serve hoje, de prefeitura municipal.
Em 6 de julho de 1859, foi elevado a povoado. Em 7 de setembro de 1923, já integrando o município de Turvo (atual município de Andrelândia), teve sua denominação mudada para Cianita (pedra azul).
Em 12 de dezembro de 1953, a vila de Cianita foi elevada a cidade com a denominação de Madre de Deus de Minas.
Localizada no centro-sul do estado, na região de São João del Rei. Como as demais cidades da região, possui uma localização geográfica privilegiada, próxima a Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Cerca de 50 km de São João del-Rei e mais ou menos 300 km das demais.