Cachoeiro de Itapemirim é um município brasileiro do estado do Espírito Santo. Sua população é de 220,000 habitantes,[2] sendo o quinto município mais populoso do Espírito Santo, se destacando por ser o município com mais habitantes do Sul do estado, além de ser o mais populoso município capixaba fora da Região Metropolitana de Vitória. O muncipio é composto por 11 distritos, sendo eles: Sede, Burarama, Conduru, Córrego dos Monos, Coutinho, Gironda, Gruta, Itaoca, Pacotuba, São Vicente e Vargem Grande do Soturno.
A cidade é nacionalmente conhecida por causa da música Meu Pequeno Cachoeiro, cantada por Roberto Carlos, nascido na cidade.
O governador Francisco Alberto Rubim, que pode ser considerado o fundador da cidade, escreveu num ofício datado de julho de 1819, ao referir-se à medição de uma estrada que ele mandou abrir: “…Principia próximo do Quartel da Barca que fiz levantar na margem sul do Rio Itapemirim defronte à primeira cachoeira seis léguas para o sertão da vila que faço menção…”. O mesmo Rubim, em ofício endereçado ao Conde da Barca, em junho de 1816, grafou conforme se pode ler no original: “… O primeiro caxoeiro dista dela (Vila do Itapemirim) seis léguas…”.
Um outro governador da província, Machado de Oliveira, ao transcrever esse documento, em 1856, na Revista do Instituto Histórico, modificou o texto e a grafia: “… O primeiro cachoeiro deste rio dista da vila seis léguas…”.